04 outubro 2006

Até já lá fora damos nas vistas...

OCDE preocupada com corrupção em Portugal

"Depois da UE ter pedido um reforço da vigilância sobre políticos, chegou a vez da OCDE vir estudar o crime económico nacional.
Uma delegação da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) vai analisar na próxima semana até que ponto Portugal participa em esquemas de corrupção internacionais. Os avaliadores vão reunir com políticos, funcionários públicos e jornalistas. “Conversas confidenciais, para perceber tendências e comportamentos”, explica fonte oficial."

Bem, pelos vistos Portugal é um case study da corrupção para a OCDE. Até já lá fora chegam os ecos de casos como o do "apito dourado", o dos "marinheiros" e outros que tais (são tantos e tão complexos que a memória do Gervásio só consegue neste momento pensar nestes dois!).
De facto, senhores como o Valentão, o Bimbo da Costa, o Rui "Nacional" (e outros que dariam uma lista tão infindável que não caberiam nas páginas do Gervásio) fazem mais pelo turismo português que qualquer campanha do ICEP ou do Ministério do Turismo (ooops, afinal este não, que já não existe!). Reparem que até já vem uma delegação de estrangeiros visitar essa peculiaridade do nosso país!
O nosso muito obrigado então aos que se dedicam à essa actividade! Em termos de corrupção, segundo uma notícia saída hoje estamos em 16º lugar. Será que é desta que vamos bater recordes no turismo?

Gervásio
E você? Quanto tempo mais vai levar a perceber?

1 Comments:

At 5:25 da tarde, Blogger Gervasio said...

O Presidente da República ouviu hoje a critica do Gervasio em relacao a' corrupção em Portugal e apelou a todos os portugueses para que se empenhem na luta contra a corrupção e na moralização da vida pública, sublinhando que esta é uma tarefa que cabe "em primeira linha" aos políticos (ver declaracoes de Cavaco Silva durante a sua intervenção na cerimónia das comemorações dos 96 anos da proclamação da República).
Sublinhou ainda que a corrupção "tem um potencial corrosivo para a qualidade da democracia, que não pode ser menosprezado".
Ficamos motivados por estas declaracoes e pelo facto de Cavaco Silva ouvir e reagir a este blog e a critica Gervasiana.

 

Enviar um comentário

<< Home