19 dezembro 2006

Boas Férias (!?!?)

"Primeiro-ministro dá tolerância de ponto no dia 26 de Dezembro
19.12.2006 - Lusa
O primeiro-ministro, José Sócrates, concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos no próximo dia 26, em virtude do período natalício, refere um despacho do chefe do Governo a que a Lusa teve acesso.
"Considerando que é tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício, tendo em vista a realização de reuniões familiares", mas também "a prática que tem sido seguida ao longo dos anos", determina-se a tolerância de ponto "aos funcionários e agentes do Estado, dos institutos públicos e dos serviços desconcentrados da administração central", refere o documento. (...) Para os casos de trabalhadores que tiverem de comparecer no próximo dia 26, o despacho do primeiro-ministro adianta ainda que, "sem prejuízo da continuidade e qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos" (...) "promoverão equivalente dispensa do dever de assiduidade aos respectivos funcionários e agentes em dia ou dias a fixar oportunamente"."

Esta folga terá custos elevados para o Pais e para as empresas, e não ajuda a' mudança de mentalidades que Portugal precisa. Há mesmo quem diga que as “pontes” e feriados podem atingir um impacto de 1% do PIB em Portugal. Os países do norte da Europa, que são mais severos do que os do sul em relação a feriados (pois não existem “pontes” ou folgas), arranjaram a solução de encostar os feriados aos sábados ou aos domingos. No entanto, semelhante decisão em Portugal seria a morte política de tão corajosa personalidade.

O Governo continua a dar razão ao Gervásio. Os funcionários públicos continuam com demasiadas regalias. Esta foi a melhor prenda de Natal que o Governo podia ter dado aos Portugueses... perdão, a 738 mil Portugueses! Os escândalos continuam e desta vez o Gervásio escusa-se de fazer longos comentários. Tirem as vossas próprias conclusões.

Gervásio
E você? Quer ter um emprego para toda a vida?

PS Espero que a Lusa seja considerada uma fonte credivel.

1 Comments:

At 3:42 da tarde, Blogger Gervasio said...

Concordo que esta benece é, pelo contrário, uma decisão bastante nefasta para o país e a sua produtividade.
No entanto, discordo que se ataquem os funcionários públicos nesta circunstância. Os funcionários públicos, mais que outra qualquer classe trabalhadora, só fazem aquilo que lhes é permitido.
Os grandes culpados por toda esta situação são os sucessivos Governos que nunca tiveram a coragem de abolir pontes e tolerâncias de ponto.
Os mesmos Governos que alegam a falta de produtividade para negar aumentos salariais mais elevados, são os primeiros a instigar essa mesma improdutividade.
Enfim, mais uma portuguezisse que acredito que nenhum estrangeiro conseguirá entender...

 

Enviar um comentário

<< Home