03 novembro 2006

Requisitem-me! Eu quero ser ferroviário!

Ontem saiu uma notícia que nos deveria deixar a todos extremamente orgulhosos por conseguirmos ombrear com os países mais ricos da Europa:
O nível salarial do Metropolitano de Lisboa é o segundo mais elevado da Europa. Só os funcionários do sistema subterrâneo de comboios de Viena de Áustria ganham mais do que os trabalhadores do Metro da capital portuguesa. (…) Os maquinistas do Metropolitano de Lisboa recebem, em média, cerca de 2500 euros ilíquidos mensais por três (3???!!!) horas diárias de condução de passageiros.

Pois é, uma das empresas públicas mais deficitárias deste país consegue ser competitiva com as melhores do sector por essa Europa fora em termos de remuneração, o que garante que conseguimos ter os melhores trabalhadores a nível europeu na condução de carruagens por carris no subsolo. De facto uma tarefa só ao alcance dos melhores e de suprema dificuldade!
Parte do seu salário é constituído por um subsídio entre os 317 e os 475 € mensais, que se destina a compensar a tarefa de abrir e fechar as portas do comboio a cada paragem, pressionando um botão! Outra tarefa de extrema dificuldade…

Mas não se julgue que este salário é exagerado! Há diversas razões para o valor dos salários(todos acima dos mil euros) pagos pelo Metro de Lisboa: o facto de trabalharem no subsolo, o facto de ser um trabalho monótono e muito desgastante, em que os trabalhadores passam o dia inteiro a respirar limalha de ferro, como explicou Diamantino Lopes, maquinista e dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU).

Agora pergunto, ó Sôr Sindicalista Diamantino Lopes, não acha que a maior parte das profissões é monótona e desgastante? E será que os clientes do Metro devem também ser compensados por respirarem limalha de ferro? Bora lá reduzir o valor do bilhete prós 50 cêntimos outra vez!

A verdade é que os trabalhadores do Metro de Lisboa estão descontentes com a actual política da Administração e como tal irão, brevemente, fazer dois dias de greve.
Eu até costumo ser algo compreensivo com estas greves, mas por favor…!!! Apelo à Administração, se for necessária uma requisição civil aqui o Gervásio pode conduzir umas carruagens. Trabalhando 3 horas por dia debaixo do subsolo, com dois dias de folga por semana (sim, nada mau!), não há muita gente por esse mundo a ganhar 2500 € por mês!

Gervásio
E você? Quanto tempo mais vai levar a comentar?

11 Comments:

At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Gervas, acho k esses dados não devem estar correctos. Não pode ser €2500 por 3 horas por dia, é impossivel!!!

Achas mesmo k se o camionista do metro trabalhasse 8 horas num dia ganharia um salário iliquido de 6666 Euros. Acho k o nosso país tá mal mas não assim tanto.

Para além disso não havia orçamento que aguentasse esses valores.
Ex: 1 hora é paga a 41 euros, se o metro estiver aberto 16 horas por dia e pressupondo que estão 30 comboios a operar ao mesmo tempo em cada dia da semana.

41€ x 16horas/dia x 30comboios x 30dias/mês. O valor mensal a pagar de remunerações seria de €590,400. Isto fora os 23% de segurança social e subsidios maravilha. Olhe que não shô doutor!!!!

 
At 10:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tb quero ser maquinista!!!
Por estas contas trabalhando 20 horas por dias ganharei mais num mês do q num ano!!!

é preciso ter o 9 ano né!? Pois pah isso é q já é + dificil

Abss
Miguel

 
At 9:40 da tarde, Blogger Gervasio said...

Leia o Relatório Xôutor Anonymous!

+: No centro das preocupações dos trabalhadores está o Acordo de Empresa (AE) em vigor há 30 (trinta!) anos e actualizado por negociações entre as partes ao longo destas três décadas, mas que expira no final de 2007. Os sindicatos exigem a continuidade do AE e receiam perder direitos conquistados ao longo do tempo e consagrados no acordo que define os direitos e obrigações dos trabalhadores e da entidade patronal.

Diamantino Lopes citou como exemplo, por ocasião da última greve, as compensações que os maquinistas acumularam por assumirem funções que eram asseguradas por carreiras entretanto extintas. Os maquinistas passaram a desempenhar as funções dos factores (encarregues do fecho e abertura das portas).

Conclusão: Isto parece-me ridículo. Chegar a este cúmulo, argumentando e justificando greves com o exemplo dos factores parece-me extravagante! A empresa tem um passivo de 2,5 mil milhões de euros e certos sindicalistas continuam a convocar greves que parecem pouco justificadas. Ainda para mais quando o conselho de administração está em transição e muito ainda se podia negociar.
PS O conselho de administração do Metro de Lisboa estima ter gasto, com o aluguer de autocarros para garantir transporte alternativo à superfície, cerca de 100.000 euros por dia. 5 dias de greve = EUR 500 mil. E dia 7 e 9 de Novembro há mais!

 
At 10:15 da manhã, Blogger Gervasio said...

Xôutor Anonymous:

O relatorio esclarece que "(...) os maquinistas do metro transportam passageiros, no máximo, três horas por dia (...) O tempo restante do turno diário – de sete horas e meia, em virtude de terem um regime de folgas de quatro dias de trabalho e dois de paragem – é dedicado a manobras ou a levar comboios para manutenção ou reparação."

O Post clarifica que "parte do seu salário (dos maquinistas) é constituído por um subsídio entre os 317 e os 475 € mensais, que se destina a compensar a tarefa de abrir e fechar as portas do comboio a cada paragem, pressionando um botão!" --> Assim e' facil perceber que o ordenado medio tenha chegado aos EUR 2,500.

 
At 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olhe k não Xoutor!! Continua a ser dinheiro a mais mesmo c esse subsidio do DEDO!

Outro grande problema são as suas fontes. Então o Gervas copia artigos do Correio da Manhã, essa biblia da tanga.

Está a perder toda a credibilidade k os leitores tinham na sua figura!

Continue o bom trabalho e diga não ao plágio!

 
At 2:15 da tarde, Blogger Gervasio said...

1. O Xoutor Anonymous tera com certeza visto e lido as noticias sobre o “subsidio do DEDO” em medias como O Publico, Jornal de Noticias, Diario Digital, TSF, entre outras “biblias da tanga”. Se tiver o interesse em saber as posicoes de alguns grupos sindicais, entre elas a do Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia, vera que a situacao salarial dos maquinistas do Metropolitano de Lisboa (ML) e’ a que o Gervasio denuncia.

Felizmente, os meios de comunicacao em Portugal nao se limitam ao Expresso. O Correio da Manha e’ um dos diarios de maior sucesso em Portugal. O facto de o diario usar uma linguagem simples e de nao ter preconceitos, nao sao razoes suficiente para o Xoutor o apelidar de “Biblia”.

2. Relativamente a’ sua acusacao de plagio, pedia-lhe apenas que voltasse a ler os posts e quaisquer noticas relacionadas com os cancros levantados, pois sei que a sua acusacao barata nao tem qualquer fundamento. O Gervasio tem-se limitado a opinar e a apresentar argumentacao sobre doencas da sociedade Portuguesa. E’ frontal e objectivo na critica que faz, muitas vezes apresenta as razoes do problema e tenta sugerir solucoes para sair do buraco. Plagio nao faz parte do nosso vocabulario, mas sim pesquisa, leitura e research.

3. O seu calculo financeiro apresenta algumas lacunas. O meu instinto diz-me que o Xoutor trabalha em consultadoria. Apresentar solucoes de um projecto em Singapura e aplica-lo em Marrocos nao devera ser a melhor estrategia (critica ao mundo da consultadoria). Entre outros detalhes (e se o Xoutor tivesse lido com atencao as noticias, teria percebido que) os EUR 2500 sao salario bruto mensal (em que os maquinistas trabalham 3 horas diarias a conduzir carruagens) e devera ja incluir seguranca social, etc.

Se pesquisar um pouco vera que:
- Os custos com pessoal representam 48% dos custos operacionais do ML;
- De acordo com o Relatorio e Contas de 2004, os custos com pessoal foram de EUR 77 milhoes.

Deixo as contas adicionais a’ responsabilidade de vossa excelencia.

A acrescentar ao nosso argumento: O Presidente do Conselho de Administracao do Metropolitano de Lisboa disse mesmo que "nunca esteve em causa a extinção do Acordo de Empresa" (que se calhar devia ser revisto), e os sindicatos insistem em marcar greves em pleno processo de negociacoes, nunca mostrando posicoes flexiveis na sua argumentacao (como disse uma vez, e muito bem, o agente Ze Bernardino, o povo Portugues apenas se mexe da cadeira quando a TVI deixa de transmitir por breves instantes as tao adoradas telenovelas).

Em jeito de conclusao: O Gervasio fica contente com a discussao gerada pelo ultimo post. E’ este um dos objectivos deste blog. O Xoutor esta a contribuir, e muito bem, para a discussao dos males deste pais. Tera apenas de apresentar uma argumentacao mais bem estruturada e deixar-se de acusacoes baratas. Let’s move forward!

 
At 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Xôtores, anónimos e demais palhaços,

Acabo de chegar de uma missão de espionagem no sub-solo Lisbonense...
Por uma questão de justiça devo começar por apresentar as evidências que favorecem os argumentos apresentados, não só pelos ferroviários metropolitanos, mas também todos os trabalhadores do metro lisbonense:
(a) os metro de lisboa apresenta a mais elevada densidade de invisuais por metro quadrado, aumentando exponencialmente as possibilidades de ocorrer um acidente;
(b)a linha verde constitui uma evidência da existência de seres extra-terrestres, fenómenos para anormais e demais situações de risco.

Tendo em consideração a elevada troca de argumentos resultante do post em questão decidi ir investigar os alegados factos constantes na notícia do Correio da Manhã.
Assim:
1. Confirmo que os ferroviários conduzem 3 horas por dia as carruagens. O resto do tempo é passado arduamente nas salas de "trabalho e investigação" das estações do Cais do Sodré e Pontinha. São horas árduas passadas a jogar à lerpa e ao "merdas".
2. A probalidade de perder todo o salário líquido nas actividades de "trabalho e investigação" corresponde a 75%.
3. A probabilidade encontrar uma gaja jeitosa no metro corresponde a:
(a) o% na linha verde;
(b) 10% na linha amarela;
(c) 5% na linha azul;
(d) 6% na linha vermelha.
4.Os cds que passam no metro sofreram um melhoria significativa desde 2004.
5.Os ferroviários metropolitanos não recebem qualquer salário por dizerem "faz favor de não forçarem o caralho das portas".
6. Os ferrovários metropolitanos têm possibilidade de acompanhar todos os episódios essenciais das novelas da TVI e todas as cenas de sexo da novela Jura da SIC.

Espero que os factos apurados ajudem a uma discussão abrangente e mais fundamentada da questão em análise.

Cumprimentos,
Agente Zé Bernardino

 
At 5:41 da tarde, Blogger Gervasio said...

Sôutor Anonymous (1º comment),

Antes de mais queria agradecer o facto de debater neste espaço estas questões que a todos nós portugueses dizem respeito e das quais nunca nos poderemos alhear.

Posto isto, vamos lá analisar os números, relativos exclusivamente à Actividade de Exploração Comercial (AEC) onde se enquadra o assunto em discussão (espero que a fiabilidade do relatório e contas 2004 da própria empresa do Metropolitano de Lisboa não seja posta em causa e seja mais do seu agrado):

Custos com pessoal (AEC): EUR 31.537.050
Número médio de efectivos (AEC): 933

Ora, sendo aqui o Gervásio um leigo da matéria, começou a fazer uns cálculos simples: dividindo um valor pelo outro, temos a módica quantia de EUR 33.802 de remuneração média anual para cada trabalhador. Dividindo este montante por 14 remunerações mensais (incluídos o Subsídio de Férias e de “Natal”) obtemos o valor de EUR 2.414, ou seja: Remuneração média mensal = (31.537.050/933)/14 = EUR 2.414

Este valor é, de facto, inferior ao de EUR 2.500 anunciado. Mea culpa… No entanto, ressalvamos que na notícia consta que “Os maquinistas constituem, entre os cerca de 1700 trabalhadores da empresa, a classe profissional mais numerosa, com 270 profissionais, sendo também uma das que aufere os salários mais elevados, segundo um estudo realizado pelo Metro”. Certamente que, de entre os 933 funcionários da AEC, os 270 maquinistas não estarão entre os que menos auferem (antes pelo contrário), pelo que me parece perfeitamente razoável o número apontado pelo estudo do Correio da Manhã (que até ver, ou até que haja evidências fundadas em contrário, me parece fiável). Conforme já foi mencionado anteriormente, o valor de remuneração inclui para além do salário base, diversos subsídios (subsídios de trabalho nocturno, subsídio de turno e subsídio de agente único, o apelidado subsídio do “dedo”).

Só tenho pena que realmente no meio desta discussão toda de números não se tenha atingido o cerne da questão: Será que todas estas greves são inteiramente justificadas? Que regalias ganhas há 3 décadas não podem ser discutidas e revistas atendendo a actual conjuntura sócio-económica? Será que é justo que, comparativamente com outros países da Europa, esta seja uma classe privilegiada, e ainda assim continue a reclamar direitos a tudo e a todos? Sim, porque o Estado continua a tapar o buraco financeiro da Metropolitano de Lisboa... e os utentes do Metro tem de assistir a greves que pecam por justificadas...

P.S.: Queria também salientar que, o Gervásio, neste caso específico, limitou-se a opinar sobre a classe trabalhadora. Isto não significa que outras classes nesta e noutras empresas não sejam igualmente privilegiadas. Gestores públicos e privados nunca estarão imunes a críticas sempre que julgarmos oportuno, incluindo as remunerações e regalias desses cargos de chefia e de decisão.

Gervásio
Eu já formei a minha opinião em relação a este assunto. E você?

 
At 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Respondendo apenas ao primeiro post e ponto por ponto (os restantes já são desespero de quem não tem nada que escrever)
1 - o meu problema não são os meios de comunicação utilizados, mas sim a forma como são utilizados para fundamentar a história, ou seja, os posts são 95% copia das noticias e 5% opiniões pseudo-pessoais (visto que mesmo essas são SENSO COMUM E NADA MAIS). Não digo com isto que não é bom constatar o mau que anda pelo nosso país, mas já basta de treinadores de bancada que só mandam bocas e fazer alguma coisa tá quieto.
2 - Do plágio não se livra
3 - Consultor (ou talvez não) o Xoutor felizmentte ou infelizmente para si toda a vida trabalhou por conta de outrém, se não saberia que para além dos descontos da seg. social do proprio empregado, a empresa tem que fazer mais descontos (livros básicos de Finanças/Contabilidade, explicaram TUDO!)

Com os melhores cumprimentos

 
At 10:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ciao a tutti!

Nascido na bela Sestriere ao ouvir falar tão bem do Metropolitano de Lisboa não poderia deixar de integrar tão singela equipa.

É com muita pena minha que vejo que uma discussão que poderia ter sido extremamente interessante tenha descarrilado por completo... Partimos bem ali da Pontinha... mas quando chegamos ao Colégio Militar descarrilou...

Caro anónimo, tenho muita pena que não tenha seguido uma linha concreta no seu terrorismo... é um facto que algumas coisas no post inicial poderiam estar melhor explicadas para sua compreensão... Em relação ao plágio so entendo a sua posição no caso de exercer a profissão de jornalista de investigação... nós meros humanos n conseguimos ainda obter informação do ar... temos que ter algumas fontes... percebo também que a interpretação dada pelo gervásio aos factos não seja do seu agrado... mas se n visa discutir esses mesmos factos... DEAL WITH IT!

Compreendo o objectivo deste blog... visa criar awareness e discussão para que possam surgir pontos de vista dicidentes e dessa forma que soluções possam nascer naturalmente...

Eu como maquinista sinceramente apoio a greve e acho que merecemos ainda mais... na casa dos 3500 porque na semana passada perdi 2 meses de ordenado nas oficinas do campo grande para o maricas do paquito... mexicano recem chegado ao metro... acho que é primo do Kikin... têm ambos mt tempo livre.

Gostava a serio que fosse possivel discutir a ofensa destas greves para com trabalhadores que recebem salários minimos e que não têm voz... nem voz sindical muitas vezes... no entanto acabamos a discutir detalhes... o gervasio a defender-se e o anonimo a perder-se na falta de argumento... gervasio pode treinar na bancada... mas n é terrorista sem causa...

argumente... apresente as suas opiniões... critique... mas lence ideias.

Eu pessoalmente voto na continuação... gosto do meu ordenado... gosto de trabalhar 3 horas e nas restantes 5 de cada dia de trabalho alternar entre coçar o esquerdo e o direito!

Gerváio... não aprendas... não apresentes os podres... não louves o que merece ser louvado... nem sequer vás para a bancada fica em casa... ou então sê simplesmente do contra... tb é porreiro

 
At 10:48 da manhã, Blogger Gervasio said...

Nao quero e nao e’ o meu objectivo alimentar acusacoes sem qualquer justificacao (e nunca fundamentadas), e nao irei descer ao nivel de acusacoes baratas e sem nexo (estilo sindicalista) de vossa excelencia. Deste modo, considere este comentario como a minha ultima resposta aos seus gafanhotos lancados para o ar:

1. E’ evidente que o Xoutor Anonymous grita o que lhe convem. Nao responde ao essencial e a’ argumentacao e contra-opiniao lancada pelo Gervasio. O Xoutor Anonymous nao devera’ levar para o campo “pessoal” uma mera opiniao melhor argumentada. A sua crise de argumentacao e’ gritante e revela desespero de causa! Tente apresentar uma linha de raciocinio que seja minimamente consistente: Comeca por afirmar que o Gervasio esta’ a fazer “um bom trabalho” e termina por dizer que estamos a fazer um mau trabalho (entre outras inconsistencias...). De modo a nao ser “acusado” de falta de sugestoes, aconselho-o a fazer o trabalho de casa antes de vir para a praca publica.

2. Fico desiludido por nao ter conseguido explicar a vossa excelencia o objectivo deste blog. No entanto, convido-o a ler o primeiro post deste blog escrito dia 29 de Setembro. Por vezes a nossa indignacao passa por apresentar/relatar factos, contextualizar e finalmente opinar (nao somos jornalistas de investigacao mas sim de intervencao).

As suas ideias, para alem de inexistentes, apenas tentam desviar a atencao daquilo que e’ realmente importante. Vamos continuar concentrados no essencial e nao iremos divagar.

Os leitores deste blog sao pessoas inteligentes que saberao tirar conclusoes e formar as suas proprias opinioes sobre este cancro especifico, bem como sobre esta troca de “argumentos”. Assim, o Gervasio esta’ tranquilo e nao deixara’ de denunciar e opinar!

 

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