13 maio 2007

"Escândalo" vs "Vergonha"

Há técnicos do Banco de Portugal que viajam em primeira classe nas deslocações de avião. Esta prática contraria uma resolução do Conselho de Ministros de 2006 – aprovada no âmbito do processo de consolidação orçamental –, segundo a qual os membros do Governo, com excepção do primeiro-ministro, e salvo nas situações de viagens intercontinentais, e "os gestores de empresas públicas, institutos públicos ou equiparados, devem utilizar preferencialmente a classe económica".

O porta-voz do Banco de Portugal limitou-se a responder que "a interpretação feita nos serviços é que a referida regulamentação não é aplicável ao Banco de Portugal, nem aos restantes reguladores financeiros".

Interpretação? O Gervásio interpreta a interpretação do porta-voz do BdP como engraçada! O que não têm nada de engraçado são as reformas douradas do Banco de Portugal. Escândalo! Em 2005 as contas faziam-se assim (fonte: jornal “O Independente” - quando ainda existia):

Referência:
- Alan Greenspan - reserva federal americana - 146 mil euros anuais (2090 contos mensais)
Os Tugas:
- Vitor Constâncio - Governador do Banco de Portugal - 272 mil euros anuais (3904 contos mensais)
- José Silveira Godinho - Administrador do Banco de Portugal - 273 mil euros anuais (3911 contos mensais) + pensão anual do Banco de Portugal de 139 mil euros anuais
- Vitor Rodrigues Pessoa - Administrador do Banco de Portugal - 277 mil euros anuais (3966 contos mensais) + reforma de 39 mil euros anuais

Conclusão: A palavra “escândalo” tem sido a palavra mais utilizada neste blog desde o seu lançamento… logo seguida por “vergonha”!

Gervásio
E você? Quanto tempo mais vai levar a dizer “Escândalo”?