12 fevereiro 2007

Manel Maria Sarilho escreve bestseller em Paris

De quatro em quatro dias há um deputado que é substituído no Parlamento, e desde o início desta legislatura, 30 deputados já renunciaram ao mandato. Parece que muitos deputados se manifestam desiludidos após a primeira experiência no Parlamento, especialmente em termos económicos. A baixa remuneração é um dos factores com maior peso, para que muitos deputados eleitos abandonem o Parlamento e não vejam o cargo como cativante.

Desde o início da actual legislatura, em Março de 2005, foram ainda registados 182 pedidos de substituição no Parlamento, sendo que, dentro destes, uma centena correspondem a pedidos de suspensão de mandato. A vida autárquica e saída para cargos em empresas ou instituições do Estado, são as principais razões que levam muitos deputados a deixar em definitivo o Parlamento.

Todos estes números levam o Gervásio a lembrar-se do Xôutor Manuel Maria Carrilho, entre outros. Esta personagem abandonou o cargo na Câmara Municipal de Lisboa há um mês (mesmo antes do escândalo que actualmente abala a autarquia lisboeta) por não conseguir compatibilizar a responsabilidade autárquica com os deveres parlamentares. Ó Xôutor Manel Maria: antes de avançar para eleições a fim de saciar a sua sede pelo poder, deveria ter pensado nas consequências e nas responsabilidades a que se estava a comprometer com o eleitorado Lisboeta. Poderá argumentar que acabou de lhe nascer um filho e que precisa de mais tempo para acompanhar o crescimento do seu primogénito. No entanto, as suas férias de longo-prazo a Paris pagas pelos contribuintes Portugueses já não lhe tiram o sono. Como político imiscuído no poder, lá arranjou um tacho como representante na missão permanente de Portugal junto da UNESCO. Pelo menos Manel Maria não irá sentir solidão pois em Paris irá encontrar Ferro Rodrigues que ocupa o tacho de representante Português na OCDE. Manel Maria irá ainda ter tempo para escrever um livro, para uma editora francesa, sobre as metamorfoses da democracia no mundo contemporâneo. Os contribuintes agradecem! E o Gervásio já reservou o direito a comprar um livro na primeira edição (que irá certamente esgotar)!

Assistimos a toda esta novela apesar de Manel Maria ter garantido que ia permanecer como vereador até ao final do mandato. O líder distrital do PS ajudou à festa e afirmou que a saída de Manel Maria já estava combinada à sete meses!

Gervásio
E você? Quanto tempo mais vai levar a vomitar?

PS Alguém explica ao Gervásio o que é que a Bárbara Guimarães vê no Manel Maria?