28 maio 2007

Isaltino = Personagem Batatinha com Açúcar

O Ministério Público já concluiu a fase de investigação ao caso "Isaltino Morais" e proferiu um despacho final, no qual o autarca de Oeiras é acusado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Isaltino foi constituído arguido em Junho de 2005 num processo relacionado com contas bancárias na Suíça (não declaradas ao fisco nem ao Tribunal Constitucional). Nas investigações então realizadas, o Ministério Público defendeu que, desde que iniciara funções de autarca na Câmara de Oeiras em 1986, Isaltino Morais "recebia dinheiro em envelopes entregues no seu gabinete da Câmara" para licenciar loteamentos, construções ou permutas de terrenos.

De acordo com a acusação, “Sua Excelência” Isaltino Morais "obteve vantagens patrimoniais à custa do interesse dos munícipes com o objectivo de enriquecer, em particular relativamente a actividades de construção imobiliária e urbanismo na Câmara de Oeiras". Isaltino diz que está inocente…

Isaltino Morais presidiu à autarquia de Oeiras durante 16 anos, de onde saiu para assumir as funções de ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente no Executivo de Durão Barroso, cargo que abandonou em Abril de 2003, altura em que começou a ser investigado.

O Xôutor Morais garantiu que irá manter-se à frente da Câmara de Oeiras "enquanto os eleitores assim o entenderem". Esperar que Isaltino tenha bom-senso e respeito pelas instituições talvez seja pedir demais. Parte do problema está nos Portugueses que continuam a dar maiorias absolutas a estas personagens “Batatinha com Açúcar”. Os Portugueses queixam-se de tudo e mais alguma coisa e depois continuam a votar cegamente em personagens da natureza de Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras ou Alberto João Jardim. Quem vota neste “gang” não se pode depois queixar!

O Gervásio entende que o presidente da Câmara de Oeiras não tem condições para continuar no cargo e exige a suspensão do mandato até à conclusão do processo-crime. Ponto final!

Gervásio
E você? Quando tempo mais vai continuar a votar em personagens “Batatinha com Açúcar”?