30 julho 2007

"Sim" à integração dos políticos portugueses em Espanha!

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha".

Foi assim que o “iluminado” Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, respondeu à possibilidade de haver uma união ibérica. Disse ainda que, caso a integração fosse devidamente explicada aos portugueses, eles a aceitariam. Para além disso, quando inquirido sobre como seria governado esse novo país, a Ibéria, indicou que claro que não seria governado exclusivamente por políticos espanhóis e teríamos um parlamento próprio.

O Gervásio, como é óbvio tem uma posição sobre o assunto:
Xoutôr Saramago, o velho ditado “Cada macaco no seu galho” é perfeitamente aplicável neste caso e acho que o Xoutor deveria dedicar-se mais aos seus livrinhos (há quem diga, que o ideal seria ao estudo da pontuação) e menos aos pensamentos pseudo-filosóficos sobre política ibérica.

Para além de querer eliminar os símbolos e nome de Portugal, e todo o patriotismo que tem permitido aos portugueses remar contra muitos “handicaps” deste país, rejeita precisamente o ponto que traria alguma vantagem desta união ibérica a Portugal: a retirada de cena dos políticos portugueses!
Se os políticos portugueses (e, por inerência, os interesses instalados) desaparecessem por obra e graça de um entidade divina (seja ou não Jesus Cristo), Portugal teria muito a ganhar em termos de desenvolvimento económico.

Aliás, faço um repto ao Xoutor Saramago: que convença todos os políticos portugueses a emigrar para Espanha, tal como o Xoutor fez! Isso revelaria um grande patriotismo e traria a todos nós bastante mais felicidade e prosperidade e poderia levar finalmente a que a produtividade portuguesa se tornasse superior à espanhola.
Seria como instalar um vírus informático no sistema operativo espanhol e ao mesmo tempo instalar um antivírus no sistema informático português. Nunca mais teríamos problemas de funcionamento.

Gervásio.
E você? Quanto tempo mais vai levar a instalar um antivírus no seu sistema político?

2 Comments:

At 6:14 da tarde, Blogger Robe said...

Y porqué querría España que Portugal se integrara? para machacar otra identidad nacional Cataluña y el País Vasco?

Robeoeoe

 
At 1:16 da tarde, Blogger MonkeyBusiness said...

Xoutor Robe,

Creo que no ha entendido exactamente el sentido de comentário. Quizá sea por alguna dificultad con el portugués por eso escrivo en castellano.
El comentário visa exactamente criticar (algo satiricamente, es verdad) la opinión de Saramago sobre la unión ibérica, algo que la gran mayoria de los portugueses no estaria disponible para aceptar.
Hemos peleado durante siglos por nuestra identidad que sólo suele ser completa si mantenemos nuestra nacionalidad y seguramente no va a ser un personaje de credibilidad dudosa que va a apuntar el camino de la politica ibérica.

Espero que lo haya entendido y gracias por leer nuestro blog.
Gervasio

 

Enviar um comentário

<< Home